Aqui, encontra um conjunto de respostas, de carater formativo, que estamos certos poderem ser uma mais-valia para todos aqueles que nos procuram, quer pelo profissionalismo da equipa de docentes e oradores, quer pela pertinência dos temas que cuidadosamente escolhemos para o público em geral e para todos os potenciais interessados, em temáticas relacionadas com a abordagem da Medicina Tradicional e Complementar, em particular.

IMT tem à sua disposição uma equipa multidisciplinar qualificada e motivada, para poder responder da melhor forma às questões que possam surgir, deixando desde já a nossa total disponibilidade, para a/o poder acompanhar em todo este percurso.

A Reflexologia consiste em aplicar diferentes pressões em pontos que refletem os órgãos do corpo, a fim de estimular o sistema de autocura do organismo. A estimulação dos pontos reflexos de um determinado órgão, trabalhados de forma específica, irá desencadear uma resposta no sentido de regularizar o desequilíbrio existente nesse mesmo órgão. Por outro lado, a palpação desses pontos permite detetar precocemente alguns problemas, possibilitando ao terapeuta encaminhar os seus pacientes para outros profissionais de saúde, contribuindo, desse modo, para a manutenção da saúde.

A Reflexologia Podal utiliza as zonas reflexas dos pés, sendo uma terapêutica sempre muito bem aceite, dadas as suas características promotoras de um excelente relaxamento geral.

O sistema foi desenvolvido pelo Dr. Fitzgerald, médico americano que viveu no início do século XX, devendo-se a Eunice Ingham (década de 30 do século passado) o primeiro mapeamento e a Doreen Bayly a primeira escola fundada no Reino Unido, em 1978. A Reflexologia Podal tem vivido, nos últimos anos, uma aceitação crescente e sem reservas, tendência essa também sentida em Portugal.

Tal como noutros casos, a Reflexologia Podal é uma forma de terapia que, tanto pelo interesse que suscita no mercado, como pelo interesse terapêutico intrínseco, se assume hoje como uma saída profissional com grande margem de progressão. Já em prática em lares de 3ª idade e centros de recuperação, espera-se que, em breve, seja integrada no sistema nacional de saúde, à semelhança do que já acontece no Reino Unido.

Curso Avançado de Medicina Ortomolecular

A terapia ortomolecular conserva a saúde ótima e trata doenças variando as concentrações de substâncias que estão presentes no organismo (molécula justa) e que são necessárias para a saúde” – Linus Pauling, Prémio Nobel da Química em 1969.
A ortomolecular proporciona a concentração ótima dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento orgânico com base no reforço através da alimentação ou suplementação, adaptada a cada pessoa, doente ou saudável.

No Curso Avançado de Medicina Ortomolecular abordaremos os princípios básicos da medicina ortomolecular, as propriedades dos diversos nutrientes, as suas doses diárias e terapêuticas, apresentação, sinergias e interações negativas e medicamentosas, bem como estratégias de desintoxicação e de identificação de carências nutricionais.
Esta é uma ferramenta essencial para qualquer indivíduo que pretenda melhorar a sua saúde bem como para profissionais que encontram no curso um complemento ao diagnóstico e intervenção mais alargado com uma visão holística e de personalização.”

A Reflexologia é uma prática milenar que consiste em aplicar manualmente diferentes pressões em pontos dos pés e das mãos, a fim de estimular o sistema de cura do próprio corpo, sendo uma terapêutica sempre muito bem aceite por qualquer paciente, dadas as suas características promotoras de um excelente relaxamento geral.

A estimulação dos pontos reflexos de um determinado órgão, trabalhados de forma específica, irá promover o bem-estar e a regularização do desequilíbrio energético existente. Por outro lado, a palpação e exploração desses pontos, permite efectuar o diagnóstico desses mesmos desequilíbrios energéticos com bastante precisão.